quarta-feira, 22 de abril de 2009

SESSÃO SOLENE E EXPOSIÇÃO EM
MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


A Câmara Municipal de Niterói realiza no próximo dia 27 de abril, às 18 horas, uma sessão solene em memórias às vítimas do holocausto, homenageando uma série de personalidades da cidade ligadas ao movimento judaico e pela paz. No mesmo dia, o presidente da Câmara, Vereador Paulo Bagueira, abre no saguão principal da Câmara a exposição Holocausto Nunca Mais, com 18 painéis com imagens, textos e documentos que mostra o terror vivido por mais de 6 milhões de judeus na Europa do século passado.

Durante a sessão solene, o Memorial Judaico de Vassouras, a Associação David Frishman de Cultura e Recreação, o Centro Israelita de Niterói, a Sociedade hebraica de Niterói, a Na’Amat Pioneiras de Niterói e a organização feminina Wizo- Centro Scylla Schneider de Niterói receberão moções de aplausos. No mesmo dia, a belga, radicada em Niterói, desde 1947, Rolande Paule Fichberg recebe o título de cidadã niteroiense, pelo trabalho desempenhado na divulgação da cultura judaica e contra o holocausto.

Para o presidente Paulo Bagueira a sessão solene é uma justa homenagem à comunidade judaica de Niterói que procura preservar as suas raízes e memórias, além de trabalhar pela cultura de paz e de repúdio ao holocausto.

“É uma parceria que acontece há dois anos e que estamos dando continuidade devido a sua importância, inclusive com a criação, em 2006, do Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto”, explica Bagueira, lembrando que a escolha da data foi em função do Dia do Levante do Gueto de Varsóvia, que aconteceu em 19 de abril de 1943, quando os judeus e poloneses perseguidos pelo regime nazista, ficaram 40 dias combatendo os nazistas, sendo o único foco de resistência as tropas de Hitler.

A exposição Holocausto Nunca Mais terá início no dia 27 de abril e se estenderá até o dia 8 de maio, no horário de 9h às 18 horas, e o material faz parte do acervo do Museu Judaico do Rio de Janeiro que cedeu as imagens e documentos para o Arquivo Historiador Divaldo Aguiar Lopes, da Câmara Municipal de Niterói.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO