VEREADORES COBRAM MAIS POLICIAMENTO A
COMANDANTE DA PM DE NITERÓI
O Comandante do 12° Batalhão da Policia Militar de Niterói, Coronel Elson Haubrichs disse na tarde desta quinta-feira, dia 16, em reunião com os vereadores que o efetivo da Polícia Militar é menor do que o necessário, mas que o quartel da cidade está se preparando para receber 125 recrutas que passarão por um programa de preparação em Niterói. “Esses recrutas vão ajudar no policiamento e no aumento da sensação de segurança para o cidadão”, disse ele.
Os vereadores pediram ao comandante que aumente o número de policiais fazendo o policiamento ostensivo em todos os bairros da cidade. “Somos cobrados diariamente pelos moradores, que tem a segurança como principal preocupação. Temos que ter o mesmo número de policiais nos bairros da zona Norte e da Zona Sul”, disse o vereador Carlos Alberto Magaldi, que mora no Fonseca. Segundo ele, por semana são roubados de dois a três veículos nas imediações da Riodades, na Grande Fonseca. “Precisamos ter um policiamento mais presente”, cobrou.
Já o vereador Luiz Carlos Gallo de Freitas questionou o comandante sobre o baixo efetivo da PM na cidade. “São 900 policiais ao todo para atender a cidade de Niterói e Maricá, com cerca de 600 mil pessoas. Já na região de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com 250 mil habitantes, o efetivo da PM é de 1300 homens”, disse ele.
O Presidente da Câmara Paulo Bagueira afirmou que a presença do comandante na Casa é mais um passo para que o município possa cobrar um aumento do efetivo da PM em Niterói.
“Ouvimos o comandante, tomamos conhecimento das dificuldades e também do trabalho que ele desenvolve. Queremos agora unir esforços para cobrar uma solução”, afirmou lembrando que já conseguiu, junto com o vereador Renato Cariello, aumentar o número de policiais militares na ronda escolar do Barreto e que o próximo passo é lutar pela reabertura da delegacia do bairro. “O morador do Barreto tem que ir ao Fonseca para registrar um furto ou assalto e acaba desistindo”, disse.
Já o presidente da Comissão de Segurança Pública, Renato Cariello, que entregou uma moção de aplausos ao comandante aprovado por unanimidade pelos vereadores, disse que a presença do Comandante na Câmara demonstra a preocupação dos parlamentares com o tema e a união de esforços é de vital importância para a melhoria dessa questão. “A segurança pública tem que ser cobrada por toda a sociedade. Estamos hoje aqui ouvindo o comandante e nos colocando a disposição para apoiar o seu trabalho”.
Haubrichs disse que é necessário que o morador registre na delegacia de sua região os casos de violência para que a Polícia possa fazer o mapeamento dos assaltos, crimes e furtos de cada bairro para trabalhar com uma logística adequada e inteligente. “Muita gente não faz o registro de ocorrência e isso dificulta o trabalho da polícia”, disse.
Participaram também da reunião os vereadores José Augusto Vicente, Edgard Folly, Emanuel Rocha, Beto da Pipa, Sergio Fernandes, Rodrigo Farah, Milton Carlos Cal, Renatinho e João Gustavo.
Postar um comentário