CÂMARA FAZ FESTA PARA COMEMORAR 190 ANOS
Uma ampla programação com atividades artísticas, culturais e sociais vai marcar as comemorações pelos 190 anos de instalação da Câmara de Vereadores de Niterói, que acontece na próxima terça-feira, dia 11, a partir das 9 horas. Um palco, nas escadarias da Casa Legislativa que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico Cultural e que abriga a sede do legislativo da cidade desde 1975, receberá os artistas que gratuitamente se apresentarão ao público. Já as áreas externas da Câmara, onde é o estacionamento dos servidores e parlamentares, abrigará cerca de 50 tendas onde instituições públicas e particulares, ongs, secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais prestarão os mais variados serviços para a comunidade. “Será uma celebração desses 190 anos, com o diferencial que estaremos prestando uma série de serviços à população, através dessas instituições que aceitaram o nosso convite”, explica o vereador Paulo Bagueira, presidente da Câmara. Dentro da programação, às 9 horas, acontece a abertura da ação social, que terminará apenas às 17 horas, com as instituições oferecendo serviços sociais à população. Firjan, Corpo de Bombeiros, Sesc, Exército, Prefeitura de Niterói, Apada, Andef. Pestalozzi, Fundação Leão XIII, universidades pública e privadas, conselhos tutelares e igrejas são algumas das instituições que já confirmaram presença no atendimento ao público, com serviços médicos, odontológicos, consultas jurídicas, encaminhamento para retirada de documentos e palestras dos mais variados assuntos, além de sessões de massoterapia, shiatsu, ginástica laboral, teste de audição, entre outros serviços.
Missa como há 190 anos
Às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mesmo local onde há 190 anos foi celebrada a primeira missa em homenagem a instalação da Casa legislativa de Niterói, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, acompanhado do Coro Lírico Heloíza Fidalgo e pelos solistas da Escola Espaço das Músicas, celebrará a missa comemorativa à data.
Às 11 horas, nas escadarias da Câmara acontece a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, composta de 45 músicos. Em seguida se apresenta às 13 horas o Coral da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), formado por funcionários da empresa e logo depois o coral do projeto Gugu.
Dando continuidade às comemorações, às 14 horas acontece no plenário Brígido Tinoco a palestra sobre a importância do legislativo na história da cidade, que será proferida pelo historiador, Marcos Vinícius Macedo Varela, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói. Às 15 horas, no palco montado nas escadarias da Câmara será a vez da Banda Municipal Santa Cecília, regida pelo maestro José Bernardo de Souza fazer a sua apresentação em homenagem ao legislativo.
Às 16 horas, antecedendo a sessão solene, acontece um sarau de poesias organizado pela Academia Fluminense de Letras e o Grupo Nuance do Curso de Arte de Dizer Maria Sabina.
Seis personalidades serão homenageadas.
Durante a sessão solene, onde todos os vereadores que já passaram pela Câmara de Niterói desde 1975, quando a Casa Legislativa se instalou no atual endereço estão sendo convidados, haverá apresentação dos jovens da Orquestra Aprendiz da Prefeitura de Niterói e logo em seguida, os presidentes do Tribunal de Contas do estado, José Maurício Nolasco, da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter, o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Jorge Roberto Silveira e o vice-Prefeito, José Vicente Filho vão receber uma medalha comemorativa à data.
Cubango encerra a festa
Logo em seguida, os artistas Marcus Lima e Elisa Lucinda se apresentam no palco armado em frente à Câmara e finalizando a festa a bateria da escola de samba Acadêmicos do Cubango faz a sua apresentação de gala.
Exposições para todos os públicos
Durante todo o dia quatro exposições estarão acontecendo na Câmara de Niterói em comemoração à data. No salão principal, acontece a exposição sobre a Vida e a Obra do escritor Machado de Assis, cedida pelo Memorial do Carmo do Rio de Janeiro. No salão Nobre, a Sociedade Fluminense de Fotografia apresenta fotografias de Niterói ontem e hoje. Já na galeria permanente deputado Palmir Silva, o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói apresenta a exposição sobre as igrejas, catedrais e capelas católicas da cidade. Na Praça Vereador João Batista da Costa Sobrinho acontece a exposição do arquivo histórico da Câmara formada por documentos e peças históricas que compõe o rico acervo da Câmara.
Orquestra Nacional se apresenta em homenagem à Câmara
Encerrando toda a programação, no domingo, dia 16, às 10 horas, acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional no Cine Arte-UFF em comemoração aos 190 anos do legislativo niteroiense.
SIGA A PROGRAMAÇÃO

Postar um comentário