quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

NITERÓI RECEBE NO DIA 18

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA


Uma das treze cidades brasileiras a aderir à Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência, Niterói recebe no próximo dia 18 de dezembro, sexta-feira, a equipe base da Marcha Mundial, que desde o dia 2 de outubro saiu da Nova Zelândia e vem percorrendo os cinco continentes e que terminará no dia 2 de janeiro, em Punta de Vaca, em Mendoza, na Argentina. Em Niterói, centenas de personalidades e instituições religiosas, não governamentais e governamentais, como o Prefeito Jorge Roberto Silveira e seu secretariado, o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira e os demais vereadores, assinaram o termo de compromisso com a Marcha.

Uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, às 17 h, por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto, e um ato/show público, às 19 h, em suas escadarias, irão marcar a presença da Marcha na cidade. No dia seguinte, sábado, dia 19, em Copacabana, acontece a Marcha pela Paz na cidade do Rio de Janeiro, com concentração a partir das 8h, na altura da Rua Figueiredo Magalhães. Às 20 horas, um ato inter-religioso no Cristo Redentor, marca o encerramento das atividades no estado do Rio. "Um grupo de niteroienses e cariocas se integrarão à Marcha em direção a Buenos Aires e depois rumarão para Punta de Vacas, na Argentina para o ato final em 02 de janeiro", adianta Tereza Cristina Bernardes, coordenadora da Rede paz Niterói.

A Rede Paz Niterói, responsável por trazer a Marcha à cidade, congrega dezenas de organizações não governamentais e religiosas, empenhadas na promoção da cultura de paz e tem promovido eventos e ações nesse sentido ao longo dos último sete anos. Recentemente propôs, por intermédio da Câmara de Vereadores, ao Poder Executivo, a criação do Conselho Municipal de Promoção da Cultura de Paz de Niterói – COMPAZ - Niterói, "Como desdobramento da criação do COMPAZ – Niterói espera-se o desenvolvimento mais efetivo de ações, para que Niterói possa ser não só a Cidade Sorriso, mas uma cidade cada vez mais solidária, pacífica, segura, educada, feliz e com melhor qualidade de vida", explica o integrante da Rede, Paulo Sérgio Peixoto, um dos organizadores dos atos que acontecem na Câmara de Niterói.

No âmbito nacional, a Marcha tem a adesão de centenas de personalidades e instituições, ressaltando: a Rede Globo; o Instituto de Cultura Espírita do Brasil; a Organização Brahma Kumaris; os Escoteiros; a Fundação Dom Helder Câmara; pensadores, escritores e artistas, como Leonardo Boff, Maurício de Souza, Gilberto Gil, Tico Santa Cruz, MV Bill, Jorge Vercilo, Banda Canastra, Dominguinhos do Estácio, entre outros.

"A articulação mundial desses eventos e redes locais estará construindo a dinâmica que culminará com a realização da Conferência Mundial, em Genebra - 2010, a qual deverá acontecer, simultaneamente, com eventos locais em diversas cidades do mundo e gerar um processo de cooperação planetária visando a efetivação da cultura de paz e sustentabilidade nas relações cotidianas entre pessoas, povos e nações", explica Tereza Cristina, concluindo que, desta forma Niterói estará contribuindo efetivamente com objetivos da conferência mundial.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO